logo-goianiaemcena

Grupo Carmin (RN)

A invenção do Nordeste

Teatro, 40 min., 12 anos

Sobre o espetáculo

A Invenção do Nordeste é o terceiro espetáculo do Grupo Carmin de Teatro, sediado em Natal/RN. A obra aborda o surgimento e a trajetória histórica da região nordeste,propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino.

Motivada por reações xenófobas durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly encontra na obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”que remonta o surgimento de um recorte espacial para gerar um lugar real tanto quanto imaginário, e assim as motivações políticas para este fim.

Durante dois anos de pesquisa, o Carmin, sob a direção inédita de Quitéria, mergulhou nos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais.

A partir daí, os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma autoficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora de fora de Nordeste para preparar dois atores norte-rio-grandenses, que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante o tempo da preparação, a identidade nordestina entra em cheque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?

Desde sua estreia, o espetáculo conta com ótima recepção de público e crítica, assim como tem conquistado prêmios inéditos para o RN e para o Nordeste, como os anteriormente citados e ainda o Botequim Cultural de Melhor Autor Drama/Comédia, o Prêmio Humor de Melhor Peça, Melhor Direção e Melhor Texto e Prêmio APTR de Melhor Autor e Ator Coadjuvante (Premiação dupla para Mateus Cardoso e Robson Medeiros).

Galeria de Fotos

Apoio Cultural

logo-feteg
logo-teatro
logo-goias
logo-ufg

Realização

logo-prefeitura-vertical
logo-selo-86anos