logo-goianiaemcena

Coletivo Miasombra (GO)

À sombra de Dom Quixote

Sobre o espetáculo

À Sombra de Dom Quixote, em teatro de sombras, é uma livre inspiração a partir da obra de Miguel de Cervantes. O espetáculo narra o encontro de personagens poéticos com Dom Quixote em um cenário ilusório, uma fabulação contemporânea, análoga à realidade fantástica de certos Quixotes, cavaleiros de tristes figuras que encontramos em nossos caminhos.

ENCENAÇÃO D’À SOMBRA DE DOM QUIXOTE
Sendo o MIASOMBRA um coletivo formado por artistas de diversos grupos e experiências teatrais múltiplas, o processo colaborativo tornou-se ponto relevante na concepção do espetáculo, principalmente pela possibilidade de expandir a função do ator além de seus limites originais e alcançar outras áreas do espetáculo cênico, especificamente na encenação e na dramaturgia.

Para ampliar esta concepção e experimentar outras metodologias na criação atoral fez-se necessária a realização de uma oficina de dramaturgia onde foram selecionados diversos elementos que orientaram as experimentações – conceituais e estéticas – com sombras. Como resultado, a fidalguia do personagem de Cervantes, identificada a postura do Coletivo em relação ao seu ofício – no sentido da generosidade e nobreza – foi determinante na descoberta do conceito das diversas sombras de um Quixote existente em cada um dos que estavam envolvidos no projeto.

A encenação é costurada por cartas escritas para um Sr. Quixote, que compartilham histórias de pessoas que se misturam com imagens reais e imaginárias. É interessante observar que Sancho Pança, o fiel escudeiro, tenha ficado fora da encenação, talvez porque pudesse vir a significar o olhar da sociedade quando se defronta com algo fora dos padrões, fora do cotidiano, fora da normalidade a qual o ato de viver se impõe.

FICHA TÉCNICA
Criação, Concepção Visual e Roteiro Coletivo Miasombra
Atores-Sombristas Márcia Lima
Milton Aires
Patrick Mendes
Voz Off Lucas Alberto
Direção e Dramaturgismo David Matos
Consultoria Artística Nando Lima
Criação de Bonecos Maurício Franco
Aline Chaves
Livro Pop-up (Boneco) Liana Yuri
Figurino Maurício Franco
Costureira Cláudia Silveira
Arte Gráfica Vagamundos
Desenho de Som Leo Bitar
Assessoria de Imprensa Luciana Medeiros
Assessoria de Produção Lú Máues
Produção Executiva Jambo&Jambú Produções
Colaboradores:
Aníbal Pacha – Andrea Rocha – André Mardock – Cristina Costa – Iara Souza – Lucas
Alberto – Manoel Santos – Marcelo Rodrigues – Telma Lima – Thiago Ferradaes
Parceria:
A Trama | Estúdio Reator | Casarão do Boneco | In Bust – Teatro com Bonecos
Produtores Criativos

Galeria de Fotos

Apoio Cultural

logo-feteg
logo-teatro
logo-goias
logo-ufg

Realização

logo-prefeitura-vertical
logo-selo-86anos