logo-goianiaemcena

Circo Pirata Show (SC)

Astrolábio, acima do horizonte

Teatro de Rua, 55 min., Livre

Sobre o espetáculo

Ancorado numa baía qualquer, o terrível navio pirata Calamares, do capitão Infortunius, está em busca de destemidos e corajosos marujos. Dois piratas sonhadores não perdem tempo e se jogam nesta que pode ser a maior aventura de suas vidas. Dispostos a (quase) tudo, os dois atrapalhados marujos se desdobram para mostrar suas habilidades, que vão além do que se precisa em um Barco Pirata. Esse sonho de pirata faz a plateia navegar acima do horizonte, desfrutando de habilidades circenses que habitam todo o imaginário infantil em cada um de nós!

O ESPETACULO

O espetáculo teve sua montagem graças a LIC, lei de incentivo a cultura 2018 de Balneário Camboriú. Para a direção do espetáculo o Grupo chama Reveraldo Joaquim, ator e diretor do Grupo Cirquinho do Revirado da Cidade de Criciúma, que também assina a dramaturgia. O processo de montagem do espetáculo passou por várias etapas. Num primeiro momento, conversas para entender, o que é o projeto, o que se propõe enquanto espetáculo artístico circense. Num segundo momento descobrir as potencialidades, necessidades e sonhos da equipe, para onde o espetáculo pode nos tornar pessoas melhores e consequentemente ajudar as pessoas a serem humanos mais sensíveis através da arte.

Terceiro momento, encontros com ensaios horas em Balneário Camboriú, horas em Criciúma, criando e levantando cenas e um ensaio de roteiro. Estudar os personagens, características, arquétipos. Pensar cores, texturas que serão a marca do espetáculo. Mergulhar nos filmes de navegação, assim como nos livros, imagens que nos inspiraram para seguir nossa jornada.

Quarto momento ter o cenário, barco, pronto para os ensaios. Ajustando tamanhos, acrescentando adereços, retirando sobras e descobrindo necessidades. Neste momento embarca neste navio mais um tripulante de nome Jesus Sulbaram, que chega e abre novas possibilidades na dramaturgia, manipulando o boneco, Capitão Infortúnios, além de operar o som, fazer a contrarregragem. Não bastasse isso, nosso, Jesus é um grande artista plástico, e consegue colocar na pratica, tudo que pensamos para o espetáculo. Quinto momento, fechar a dramaturgia, juntamente com a música do espetáculo, e muitos ensaios.

Colocando as etapas, assim, de uma forma tão pragmática, parece que existe uma formula magica para uma montagem teatral, para uma criação artística, mas as coisas não existem apenas no papel, as coisas são reais. Assim como tudo que foi construído neste trabalho. Neste processo de montagem, tivemos que lidar com a partidas, incertezas de chegadas, com dor de dente, com o pouco recurso financeiro, com a falta de espaço para ensaios, com preconceitos diversos de possíveis apoiadores, com um ônibus com uma personalidade própria, com um calor para ensaiar, com tempestades inspiradoras.

Tivemos pessoas maravilhosas o tempo todo que nos abriam caminhos, sendo com palavras boas, palavras duras, braços amigos, mãos que nos alimentaram, mãos que se estenderam tanto que poderia chegar no fundo do oceano para juntar um punhado de areia, ou poderia subir aos céus e tocar uma estrela. Se os meios justificam os fins, não sei, só sei que foi assim, e se assim foi, é porque era o que tinha para o momento, e é com isso que lidamos.

Este Astrolábio que olha além do horizonte, fará este barco viajar por mares jamais pensados. Que os Deuses do teatro abençoe este sonho e sonhadores, e que abra caminhos para esta tripulação de boas pessoas.
O navio quebra mares, foi feito para você também navegar, sinta toda a energia daqueles que sonham com uma sociedade mais igualitária, livre de todos os preconceitos deste mundo.

FICHA TÉCNICA
Grupo: Circo Pirata Show
Elenco: Caroline Voltolini e Emanuel Delgado
Contraregra: Jesus Sulbaran
Direção e Dramaturgia: Reveraldo Joaquim
Cenografia: Luiz de Souza , Emanuel Delgado , Reveraldo Joaquim e
Jesus Sulbaran
Figurinos: Juliana Antonieta e Juliara
Operador de Som: Jesus Sulbaran

Galeria de Fotos

Apoio Cultural

logo-feteg
logo-teatro
logo-goias
logo-ufg

Realização

logo-prefeitura-vertical
logo-selo-86anos