logo-goianiaemcena

Grupo Imagem (GO)

Defloorislava

Teatro, 10 min. Livre

Sobre o espetáculo

O Grupo Imagem – Artes Integradas, inicialmente com o nome de Cia. de teatro Imagem, foi criado em 2005, por Rafael Martins e Cristyane Leal. Nesses anos, não havia manifestações artísticas expressivas no ramo de teatro na cidade de Inhumas, consequentemente também não se falava em público de teatro. Uma realidade comum na maioria das cidades interioranas, já que até meados de 2010, a produção teatral no interior do Estado de Goiás era desconhecida ou praticamente inexistente, concentrando todo o trabalho cênico apenas na capital. Fato que começou a mudar, a partir de retificações nas políticas públicas, que vislumbravam a descentralização das manifestações culturais, voltando os olhares para a produção do interior.

Na época, o elenco da Cia. Imagem era formado por alunos de oficinas de teatro que Rafael e Cristyane ministravam em escolas, igrejas e instituições sociais. Com o objetivo de formar público apreciador de teatro, a Cia. de Teatro Imagem passou a visitar palcos, escolas, festas, praças, festas de aniversário, creches, asilos com peças curtas itinerantes, pequenas esquetes e performances, voltadas aos mais variados públicos. Tratava-se de um trabalho bandeirante, em que o grupo buscava novos apreciadores da arte de representar e novas possibilidades de levá-la às pessoas, que exalavam uma necessidade invisível nutrida pela falta de opção.

Com apenas um ano de existência, conquistou quatro dos seis prêmios concorridos no Festival de Cenas Curtas promovido pela Federação Estadual de Teatro de Goiás, levando para casa os troféus de melhor ator, melhor direção, melhor cena curta e melhor cenário.

Conseguiu oficializar-se como associação sem fins lucrativos de natureza cultural em 2010, intitulada Associação Martins Leal Luccheze – Artes Integradas. Dois anos depois, pela Lei no2860, de 12 de dezembro de 2012, recebeu título de Utilidade Pública Municipal em Inhumas-GO, como reconhecimento dos trabalhos prestados à comunidade. Em 2015, recebeu título de Utilidade Pública Estadual, pela Lei no19.026/2015. Durante esse tempo, o grupo ampliou seu escopo de atuação e agregou parceiros, passando a se chamar “Grupo Imagem – Artes Integradas”, desenvolvendo trabalhos nas áreas de teatro, música, artes visuais, literatura e circo. Sua trupe é formada por atores, poetas, artistas visuais, músicos, pesquisadores e amantes de Arte, cuja proposta de trabalho visa intercambiar as várias linguagens culturais, enlaçadas harmonicamente por eventos culturais. A prática do grupo é pautada na política de produção e divulgação independente e parceira de artistas e técnicos e seu contato efetivo e direto com o público. Tal postura visa despertar novos apreciadores de arte, deselitizando a produção cultural, bem como alimentando a necessidade latente e incompressível de bens artísticos. Dentro da perspectiva de teatro de grupo e do processo de criação coletiva, a linha de frente do Grupo Imagem – Artes Integradas é hoje formada por Everaldo Miranda, Mário Leal, Cristyane Leal e Rafael Martins.

Galeria de Fotos

Apoio Cultural

logo-feteg
logo-teatro
logo-goias
logo-ufg

Realização

logo-prefeitura-vertical
logo-selo-86anos